May 09, 2007

+ lisboa


Segundo o Público, Helena Roseta vai candidatar-se como independente à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, entregando para tal o seu cartão de militante do Partido Socialista.

Se bem me lembro, foi uma péssima Presidente de Câmara de Cascais, o que não augura nada de bom para a capital. Por outro lado, se Roseta é socialista e militante do partido, que diferença faz entregar o cartão de militante? Deixa de ser socialista? o PS deixa de a apoiar? Estará a passar um atestado de estupidez aos lisboetas?

Há uma expressão popular que define muito bem a nossa politiquice: "baralhar e voltar a dar"...

May 08, 2007

boletim meteorologico


Segundo a Comissão Europeia, a nossa economia crescerá 1,8% em 2007 e 2,0% em 2008. Uma revisão em alta da evolução do PIB nacional que, aparentemente, é uma boa notícia.

Só aparentemente, porque se atentarmos noutros dados, as notícias são uma miséria. Em 2007 seremos ultrapassados por Malta, relativamente ao PIB per capita, e em 2008 pela Estónia e pela República Checa - o que nos atira para o 20º lugar de uma União a 27 estados.

Apesar de não ver estes rankings como a tabela da Primeira Liga, creio que são uma prova incontestável da inépcia da nossa "classe dirigente", por um lado, e da maioria dos portugueses, por outro. Da classe dirigente pelas razões óbvias: a corrupção, o eleitoralismo, a incompetência óbvia, o umbiguismo, etc. Dos portugueses, porque a maioria não está disposta a fazer os sacrifícios necessários para trabalhar mais e melhor, como não está disposta em sacrificar algumas "conquistas de Abril" para permitir ao país avançar mais depressa e melhor.

Daqui a 50 anos, quando as ilhas Feroë aderirem à União, estaremos orgulhosamente em 184º lugar no ranking, concerteza.

May 03, 2007

CML


Não gosto, por regra, de aplicar dois pesos e duas medidas seja a que situações forem. É uma questão de coerência... e muitas vezes de teimosia. Neste caso em particular devo seguir a mesma regra: se os presidentes de Câmara de Felgueiras, Oeiras, Salvaterra de Magos e Setúbal são arguidos em processos judiciais e não se demitem ou suspendem os seus cargos, por que carga d'água haveria de Carmona Rodrigues de o fazer? Se a lei da república lhe permite que permaneça em funções neste caso, porque haveria de se demitir? Não faria sentido de todo.

Apesar disto, vejo os vereadores e responsáveis do PS, PCP e BE vociferarem contra Carmona. É pena não seguirem a mesma regra que eu, tendo em conta que os referidos arguidos são do PS, ou têm o apoio do PS, do PCP e do BE.

Política à portuguesa, concerteza.

Frank Capa: Gerra Civil de Espanha

Frank Capa: D Day

April 05, 2007

resposta


O original nem merece resposta. Este é genial.

April 03, 2007

posta acidental

Não tenho tido paciência para postar. Poderia alegar falta de tempo pela quantidade de trabalho, o que seria 90% verdade. Poderia alegar falta de tema, mas com a vida nacional que temos, seria 100% mentira. Poderia alegar que a turbulência da minha vida pessoal me esgota o suficiente para não conseguir escrever, mas seria também apenas uma meia-verdade.

A verdade verdadinha é que me falta a pachorra, não vejo objectivo e de certa forma cada vez me cansa mais a futilidade da maior parte dos blogues que encontro. Àparte alguns bons blogues, listados aqui ao lado - mas não todos da lista - a maior parte não interessa sequer à vaquinha do presépio, quanto mais ao menino Jesus.

Por outro lado já não gosto de me ler: cada vez soo mais amargo, desiludido, o que é um pouco assustador para quem vai a meio da vida, apenas.

February 09, 2007

post inevitavel

Faltam dois dias para saber o que os portugueses pensam sobre duas coisas: o aborto e o referendo.
Não comento a escolha que for feita sobre o primeiro tema - eu tenho uma opinião, já expressada anteriormente, e os outros terão a sua, que é sem dúvida igualmente válida. Não discuto porque não acho discutível.

Por estranho que pareça, acho o segundo tema muito mais importante. O número de pessoas que acorrer ao voto no Domingo vai dizer se os portugueses acham que devem ser consultados sobre questões que alteram os seus padrões sociais, e que devem intervir activamente na sociedade que integram, ou se lhes basta depositar o papelito na urna de quatro em quatro anos.

Creio que se este referendo tiver a afluência do anterior, o referendo aborta em Portugal.

Spencer Platt


"Spencer Platt, fotógrafo americano da agência Getty Images, venceu o World Press Photo 2006. A imagem escolhida mostra, em primeiro plano, um grupo de libaneses a passear-se em Beirute num descapotável vermelho no meia da devastação, depois dos bombardeamentos da aviação israelita. Foto: Spencer Platt/Getty Images" (in Público).

Um bom retrato daquilo que é o ser humano.

January 31, 2007

apertar o cinto


O Cardeal Patriarca, magnanimamente, concorda com a Educação Sexual no ensino português. Desde que, claro, a castidade seja um dos valores salvaguardados no ensino da disciplina.

Aquilo que o senhor Cardeal se esquece é que a Educação Sexual é uma matéria factual, e não moral. Enquanto que a castidade, e o seu inverso, são questões sociais, morais e comportamentais, definidas pelos padrões de comportamento de uma determinada sociedade e reguladas pelos seus valores, a Educação Sexual trata de abelhas, coelhos e seres humanos: não passa, talvez, de um ramo aplicado da Biologia ou da Antropologia. Enfiar aqui a Castidade seria tão ridículo como explicar as práticas do Sado-Masoquismo.

January 23, 2007

nojo

Um político desiste das suas funções na CML porque não tem o dom da ubiquidade, e como é deputado à AR e a sua "paixão" é o Parlamento, escolhe este.
Uma semana depois deste anúncio, em público, com meia-dúzia de jornalistas sabujos a tentarem enfiar-lhe um microfone ou um telemóvel por uma narina acima, sabe-se que afinal o tal político foi nomeado - pelo Governo - Embaixador na UNESCO. E aceitou. Afinal a sua paixão pelo Parlamento era fugaz... uma espécie de one-night-stand.

Como o dito é Manuel Maria Carrilho, graças a Deus que vai para a UNESCO e não para o Parlamento. O que não quer dizer que a nossa classe política não meta nojo de qualquer modo.

January 22, 2007

January 11, 2007

quero um!


É um telemóvel. É um iPod. É lindo. Quero!

January 04, 2007

tv


No ano passado vi muito provavelmente menos televisão que em qualquer outro ano. Fosse por ter muito trabalho, falta de paciência ou outra razão qualquer. Mas foi também o ano em que vi mais séries de qualidade. De excelente qualidade, diga-se. São elas, por ordem crescente de qualidade - ou de prazer:

- Deadwood
- Rome
- House MD
- Grey's Anatomy

Entre as duas primeiras, não sei qual a melhor, sinceramente.

January 03, 2007

um génio por um génio


Miles Davis por Irving Penn

dois mil e qualquer coisa

É habitual nos fins-de-ano fazer-se o balanço do pobre ano que morre. Os jornais fazem-no, as televisões fazem-no e a D. Gertrudes normalmente também faz. Mentalmente mas faz. Um balanço, este, normalmente feito de contas de cabeça, a tentar descobrir para onde foi a pensão / ordenado mínimo / subsídio de desemprego.

2006 não foi um ano particularmente mau. Ou bom. Foi igual a tantos outros, provando mais uma vez que a espécie humana, em termos de inteligência, pouco acima está do gafanhoto. O argumento - que tem uma base científica nula - prova-se de qualquer modo pela execução bárbara de Saddam Hussein, pela entrada de mais dois estados para a União Europeia (já funcionava mal a quinze, quanto mais a 27), pela estúpida e contínua política de Israel relativamente à Palestina e assim sucessivamente. Prova-se pelos 3001 desgraçados americanos mortos numa guerra desencadeada por um anormal de cartilha e pela recusa das sociedades ocidentais (e não só) fazerem algo que seja para minorar os problemas ambientais que se acumulam cada vez mais.

Decididamente, o Ano do Cão não diz muito de favorável para o Homem - diz um bocadinho melhor para a Mulher, mas por pouco.

Bom Ano Novo.

December 23, 2006

xmas


Feliz Natal a todos!

December 20, 2006

pezinho


Problema 1
A minha filha tinha que ir ao concerto da escola, com a seguinte recomendação dos professores: "as meninas têm de ir de vestido e sapatos, os meninos de ..."

Problema 2
A minha filha. Senhora de um mau feitio olímpico.

Problema 3
Encontrar um par de sapatos que a satisfizesse em apenas um fim-de-semana.

Problema 4
Encontrar um par de sapatos que sirva à minha filha, rapariguita de 8 anos e 37 de pé!

Resolução do problema
Depois de percorrer quase todas as lojas do CascaiShopping - até a Fnac - a petiza foi realmente ao concerto de vestidinho (de ganga), peúga e com os sapatitos novos. Mais ou menos. São os da fotografia.

December 16, 2006

got milk?

Quando eu era miúdo o leite vinha em garrafas. De vidro. Com uma tampinha em folha de alumínio. Aquilo que acontecia era, invariavelmente, a tampinha entrar pelo bocal da garrafa numa posição que tornava impossível calcular a trajectória do leite quando se servisse, ou a garrafa estatelar-se no chão, desfazendo-se em milheres de gotas de leite e pedaços de vidro que faziam as donas de casa vociferarem como um marinheiro experiente.
Uns tempos depois a UCAL teve uma ideia de génio: pirâmides de plástico mole que faziam com que qualquer tentativa para beber leite se tornasse numa perfeita representação em miniatura do Ol' Faithful.
Hoje em dia temos os paralelipípedos da Vigor e quejandos, com uma tampinha de plástico que, quando se desenrosca, revela um bocal tapado e uma argolinha para o destapar. Com o pormenor, claro, da dita argolinha ser demasiado frágil para suportar qualquer puxão ficando na mão do desesperado consumidor de sumo-de-vaca.

As empresas leiteiras têm uma imaginação formidável: quarenta anos e várias gerações de consumidores completamente doidos de raiva.

tlebs

Este vale a pena assinar.