May 28, 2007

travel book


"Viajava havia horas sob o sol abrasador do deserto. Tinha atravessado a ponte sobre o rio que marcava a fronteira entre a civilização e a inclemência da Natureza, entre a Pátria e esta Terra de Ninguém, encontrando-me agora na paisagem semi-lunar e desértica, sem vivalma nem traço de progresso, imaginando-me sempre a perder o Norte no emaranhado de dunas, ficando sem gasolina e à mercê deste ambiente inóspito e desumano.
Felizmente, após esta hercúlea travessia, surge o verde "ouëd" do Allgarve: progressista, urbanisticamente desenvolvido, de paisagens luxuriantes, com todas as amenidades e confortos do século XXI…

Sobrevivi."

(post inspirado na falta de gasolina que me fez rir no fim-de-semana)

ryuichi sakamoto II

ryuichi sakamoto

May 24, 2007

idiota


Segundo Almeida Santos, não se deve construir um aeroporto a Sul do Tejo porque alguém se pode lembrar de dinamitar a ponte.

A estupidez não tem limites?

deserto de ideias


Ontem, refastelado no sofá a olhar para o quadradinho da TV e a ouvir os inanes dislates do nosso pseudo-jornalismo, compreendi repentinamente porque é que o rali Paris-Dakar passou a Lisboa-Dakar: porque o Sahara começa imediatamente além-Tejo!… pelo menos segundo o nosso Governo.

Segundo Mário Lino, será necessário redesenhar Atlas e Compêndios de Geografia. Será preciso rever tratados internacionais e acordos fronteiriços. Será, ainda, necessário explicar devagarinho e com desenhos a todos os bejenses, setubalenses, eborenses e algarvios que nasceram no meio do deserto e que não são portugueses mas sim tuaregues, sem direito a automóvel mas com direito a camelo e cinco mulheres. Também teremos de rever a História de Portugal, retirando a D. João I a glória da conquista do Norte de África e dá-la a D. Afonso Henriques e a Geraldo, o sem-pavor.

Ou então, para facilitar a coisa, deixamos estar tudo como está e pura e simplesmente mandamos o dito ministro dar uma volta ao deserto... político.

May 23, 2007

autoridade

Um professor decidiu gozar com o nosso doutor/engenheiro/arquitecto Primeiro-Ministro. Uma zelosa directora regional de educação, militante do PS, achou que o melhor era punir o infractor exemplarmente, não fosse tornar-se hábito gozar com o Sr. Sousa (o Sócrates).

Típico de uma República das Bananas, não de uma democracia.
Basta olhar para um cartoon americano para ver como se goza com um presidente - personagem bastante "gozável", por sinal. Ou olhar para a tradição inglesa, que goza com monarcas, primeiro-ministros e vulgares ministros há 3 séculos da forma mais mordaz possível.

Mas a senhora achou que fazer pouco do Sr. Sousa era demais. Perigoso até!
Deviam ter explicado à senhora que em democracia se pode - e deve - satirizar os governantes. Faz parte. É saudável. E legítimo. Para além disso, o Nosso Primeiro é um personagem digno de ser gozado à tripa-forra, com a sua posesinha de tirano de pacotilha, os seus ares moralistas de virgem incomodada e o seu discurso de quem é superior a tudo e todos.
Claro que com a trapalhada da Independente, expôs-se ao ridículo, quer de populares quer de "sôres" professores. Já não bastava usar um qualquer apelido do meio do nome - Sócrates - para fugir ao estigma do canalizador - José Sousa - como também se chega à conclusão que é tão engenheiro como o dito canalizador. Evidentemente, goza-se!

Voltando à senhora directora regional, há que punir também. Se quem tem autoridade e poder não os sabe exercer, então há que lhe retirar essas faculdades.

May 21, 2007

bairro alto



Fim-de-semana com os filhotes impõe, sempre, um "banho de cultura". Logo, após um salto a esse antro literário que é a BD Mania - onde se gastam rios de dinheiro num ápice - toca de calcorrear as ruas do Bairro, para lhes mostrar o que é a verdadeira Lisboa: aquela Lisboa que não é asséptica como a Expo ou cosmopolita como a Avenida, mas a Lisboa dos bairros, das aldeolas dentro da cidade, das pessoas, dos cheiros e dos barulhos, das lojecas inúteis e dos cafés e tascas malcheirosos, das paredes decoradas com cartazes, graffitis e desenhos que levam qualquer pai a engasgar-se no momento da explicação.
















A Lisboa que o pai conheceu principalmente de noite, diga-se, mas que tem um encanto formidável de dia. Principalmente pelos contrastes, entre a loja da Fátima Lopes e a mercearia da D. Joaquina; entre o Sr. Horácio vestido com o mesmo casaco desde 1963 e o puto urbano-depressivo com aquela cara de auto-confiança para consumo externo... entre o condomínio de luxo com parqueamento privado e os estendais cobertos de roupa interior esticados nos varandins.


Foi uma tarde divertida, mas tenho de os ensinar a não utilizar tanto o dedo indicador. Pode ter consequências violentas.




























































































May 18, 2007


A equipa do Instituto Gulbenkian de Ciências, liderada por Mónica Bettencourt Dias, fizeram uma importante descoberta no campo da Biologia Molecular - que honestamente não percebo minimamente e só me interessa marginalmente. Aquilo que acho relevante é constatar que, tendo as condições mínimas de trabalho, os portugueses têm a capacidade de serem tão profissionais e válidos, como quaisquer outros. Nos dias que correm, é uma notícia reconfortante.

iraque 2007


De tudo aquilo que poderia dizer, a imagem só me suscita um comentário: Monumento à Estupidez.

May 15, 2007

atitude


Antes de mais, devo afirmar o seguinte: Votei duas vezes em Fernando Seara nas autárquicas e, mirabile visu, não sou do Benfica. Devo também acrescentar que vejo Seara como um Presidente de Câmara eficaz, sério e, surpreendentemente para um político nacional, discreto.

Deste modo, não é surpresa nenhuma que Seara tenha recusado candidatar-se à CML. É uma atitude coerente com a postura que tem adoptado como Presidente da CMS e creio que deveria de ser a atitude da maioria dos políticos do burgo.

António Costa poderia seguir o exemplo dado que, para além de ser Ministro de Estado e da Administração Interna, tem a seu cargo alguns dossiers complicados como, por exemplo, o PRACE. Não faz sentido que um ministro que não é contestado, que tem a seu cargo uma reforma importante e que é um dos mais influentes ministros do Governo, vá abandonar o seu mandato a meio para iniciar uma candidatura a uma Câmara Municipal, por muito importante que esta seja.

A crítica estende-se, obviamente, a Marques Mendes, que não deveria solicitar a um seu correlegionário em funções oficiais que as abandonasse em favor de uma putativa vitória eleitoral num outro "palco" mais elevado... e mediático.

Já era altura dos nossos politicozitos perceberem que os cargos oficiais são compromissos perante aqueles que os elegeram - e que são para levar até ao fim - e não poleiros transitórios ou trampolins para vôos mais altos.

May 11, 2007

josef koudelka




Portugal, França e Irlanda, década de 70.

May 09, 2007

+ lisboa


Segundo o Público, Helena Roseta vai candidatar-se como independente à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, entregando para tal o seu cartão de militante do Partido Socialista.

Se bem me lembro, foi uma péssima Presidente de Câmara de Cascais, o que não augura nada de bom para a capital. Por outro lado, se Roseta é socialista e militante do partido, que diferença faz entregar o cartão de militante? Deixa de ser socialista? o PS deixa de a apoiar? Estará a passar um atestado de estupidez aos lisboetas?

Há uma expressão popular que define muito bem a nossa politiquice: "baralhar e voltar a dar"...

May 08, 2007

boletim meteorologico


Segundo a Comissão Europeia, a nossa economia crescerá 1,8% em 2007 e 2,0% em 2008. Uma revisão em alta da evolução do PIB nacional que, aparentemente, é uma boa notícia.

Só aparentemente, porque se atentarmos noutros dados, as notícias são uma miséria. Em 2007 seremos ultrapassados por Malta, relativamente ao PIB per capita, e em 2008 pela Estónia e pela República Checa - o que nos atira para o 20º lugar de uma União a 27 estados.

Apesar de não ver estes rankings como a tabela da Primeira Liga, creio que são uma prova incontestável da inépcia da nossa "classe dirigente", por um lado, e da maioria dos portugueses, por outro. Da classe dirigente pelas razões óbvias: a corrupção, o eleitoralismo, a incompetência óbvia, o umbiguismo, etc. Dos portugueses, porque a maioria não está disposta a fazer os sacrifícios necessários para trabalhar mais e melhor, como não está disposta em sacrificar algumas "conquistas de Abril" para permitir ao país avançar mais depressa e melhor.

Daqui a 50 anos, quando as ilhas Feroë aderirem à União, estaremos orgulhosamente em 184º lugar no ranking, concerteza.

May 03, 2007

CML


Não gosto, por regra, de aplicar dois pesos e duas medidas seja a que situações forem. É uma questão de coerência... e muitas vezes de teimosia. Neste caso em particular devo seguir a mesma regra: se os presidentes de Câmara de Felgueiras, Oeiras, Salvaterra de Magos e Setúbal são arguidos em processos judiciais e não se demitem ou suspendem os seus cargos, por que carga d'água haveria de Carmona Rodrigues de o fazer? Se a lei da república lhe permite que permaneça em funções neste caso, porque haveria de se demitir? Não faria sentido de todo.

Apesar disto, vejo os vereadores e responsáveis do PS, PCP e BE vociferarem contra Carmona. É pena não seguirem a mesma regra que eu, tendo em conta que os referidos arguidos são do PS, ou têm o apoio do PS, do PCP e do BE.

Política à portuguesa, concerteza.

Frank Capa: Gerra Civil de Espanha

Frank Capa: D Day

April 05, 2007

resposta


O original nem merece resposta. Este é genial.

April 03, 2007

posta acidental

Não tenho tido paciência para postar. Poderia alegar falta de tempo pela quantidade de trabalho, o que seria 90% verdade. Poderia alegar falta de tema, mas com a vida nacional que temos, seria 100% mentira. Poderia alegar que a turbulência da minha vida pessoal me esgota o suficiente para não conseguir escrever, mas seria também apenas uma meia-verdade.

A verdade verdadinha é que me falta a pachorra, não vejo objectivo e de certa forma cada vez me cansa mais a futilidade da maior parte dos blogues que encontro. Àparte alguns bons blogues, listados aqui ao lado - mas não todos da lista - a maior parte não interessa sequer à vaquinha do presépio, quanto mais ao menino Jesus.

Por outro lado já não gosto de me ler: cada vez soo mais amargo, desiludido, o que é um pouco assustador para quem vai a meio da vida, apenas.

February 09, 2007

post inevitavel

Faltam dois dias para saber o que os portugueses pensam sobre duas coisas: o aborto e o referendo.
Não comento a escolha que for feita sobre o primeiro tema - eu tenho uma opinião, já expressada anteriormente, e os outros terão a sua, que é sem dúvida igualmente válida. Não discuto porque não acho discutível.

Por estranho que pareça, acho o segundo tema muito mais importante. O número de pessoas que acorrer ao voto no Domingo vai dizer se os portugueses acham que devem ser consultados sobre questões que alteram os seus padrões sociais, e que devem intervir activamente na sociedade que integram, ou se lhes basta depositar o papelito na urna de quatro em quatro anos.

Creio que se este referendo tiver a afluência do anterior, o referendo aborta em Portugal.

Spencer Platt


"Spencer Platt, fotógrafo americano da agência Getty Images, venceu o World Press Photo 2006. A imagem escolhida mostra, em primeiro plano, um grupo de libaneses a passear-se em Beirute num descapotável vermelho no meia da devastação, depois dos bombardeamentos da aviação israelita. Foto: Spencer Platt/Getty Images" (in Público).

Um bom retrato daquilo que é o ser humano.