September 10, 2004

9/11

Faz amanhã três anos que o World Trade Center, o Pentágono e os EUA no seu todo foram atacados. E por consequência, todo o mundo ocidental.

Nestes três anos, o mundo assistiu a uma enorme recrudescência da violência, tanto da parte dos atacados como da parte dos atacantes: o difícil é perceber qual é que é qual. Os EUA foram sem dúvida atacados, de uma forma perfeitamente bárbara. O Ocidente, e os seus valores, foram-no igualmente. Mas estes, de igual forma, são co-responsáveis por estes ataques: o Ocidente permite que Israel desrepeite qualquer regra humana de forma irresponsável, o que faz com que os “atacantes” reajam; o Ocidente explora economicamente, há séculos e de de forma desumana, quase todos os outros países à face do planeta; o Ocidente impõe as suas regras ao resto do mundo sobranceiramente; o Ocidente considera-se, sem dúvida, superior a todos os outros. De que é que raio é que estávamos à espera?

Não me parece que a resposta correcta ao terrorismo seja por intermédio da força, ou pela colocação no poder desses países “de segunda” de um qualquer fantoche às ordens do Sistema. Deste modo, só iremos prolongar e piorar uma situação já de si insustentável. Também não me parece que quem governa os países ocidentais compreenda a profundidade do problema ou que saiba qual a solução correcta.

Talvez estejam à espreita mais nine-eleven’s, com consequências bastante mais graves... Allah queira que não.

No comments: