May 16, 2008

às vezes m'avergonho


O senhor Tyler Brulé - criador de duas revistas que provam que a imprensa está bem viva, a Monocle e a Wall Paper - escreve no Financial Times o seguinte sobre a inefável campanha de publicidade "Portugal, Europe's West Coast":

Portugal recently attempted to fashion itself as 'Europe's West Coast'. I'm not sure what the Irish and Norwegians made of this claim, but it left me wondering whether Portugal was selling itself as the potential home of a Euro-Google/Nike/Microsoft or a land that might soon be filled with malls and washed-up celebrities. The ad campaign never delivered much of an answer.

Enquanto publicitário, reconheço que a última frase do texto é correctíssima: a campanha afirma mas não justifica, o que faz com que a sua eficácia seja nula.

Enquanto português, infelizmente tenho que reconhecer que o restante texto acerta em cheio. Quando um americano se refere à West Coast refere-se normalmente ao estado da Califórnia, o mais rico, populoso e considerado o melhor para viver em todos os EUA. Vêm normalmente à ideia Silicon Valley, a IBM, a Apple, a Microsoft ( a Oeste mas a Norte, em Seattle), Hollywood, o estilo de vida descontraído de São Francisco ou o glamoroso de Los Angeles.
A única semelhança entre Portugal e a Califórnia é a posição relativa nos respectivos continentes: a Oeste. De resto estamos nos antípodas, sendo um país pobre, pouco inovador, mental e socialmente conservador, sem produções tecnológica e artística relevantes no continente europeu.

Claro que somos gozados.

No comments: