July 15, 2005

campanhas

Os dados não podiam ser mais óbvios: o défice cresceu e o desemprego sobe. Estamos em crise. Numa crise que não terá saída fácil. Qualquer português com um dedo e meio de testa se apercebe disto. Sabe-o agora tão claramente como o sabia há 6 meses atrás, quando era PM o Pedro "não me batam mais" Santana Lopes.
Depreende-se portanto que Sócrates y sus hermanos o sabiam também. Não era necessária a farsa do relatório do Banco de Portugal, ou qualquer outro expediente, para chegar a esta conclusão. Sabemos estar em crise desde que Guterres enfiou o rabo entre as pernas e fugiu para a Internacional Socialista.

A razão que levou os portugueses a votar em massa no PS, creio, foi o simples facto de Sócrates dar um pouco mais garantias de seriedade que Santana. Só isso. Não foi de certeza pelas promessas eleitorais ou qualquer outra coisa. Qualquer desses portugas de dedo-e-meio-de-testa sabiam que eram completamente inexequíveis.

O que me leva a duas perguntas:
1. Porque é que os políticos insistem em mentir descaradamente?

2. Porque é que outros políticos - neste caso o BE - venham colocar agora cartazes a reclamar essas promessas, num gesto demagógico como poucos?

No comments: