July 05, 2005

prioridades

Segundo o Público, Sócrates dá prioridade, como investimento, ao aeroporto da OTA, ao TGV, à CRIL e a uma nova auto-estrada até Bragança.
Destas quatro, duas parecem-me importantes: a CRIL e a auto-estrada de Bragança. A primeira porque a AML, como zona mais populosa do país, necessita realmente de infraestruturas que amenizem o caos de trânsito existente. A segunda porque pelo menos todas as regiões do país devem ser de fácil acesso.

Agora... a OTA eo TGV? Para quê, Senhor.
Com o TGV ganhamos 30 minutos de tempo numa ligação Lisboa-Porto. Isto porque lá para Leiria o desgraçado do comboio tem de desatar a travar desesperadamente para não ir parar a Bilbao. O país é pequeno, lembram-se? Isto não é a Alemanha. Somos mais parecidos, em tamanho, com o Liechtenstein do que com o Canadá!
Não seria mais útil recuperar as linhas de comboio existentes para, na mesma lógica da construção da AE de Bragança, ligar todas as regiões do país por transportes decentes? Talvez mais lentos mas, sendo sérios, mais úteis e menos saloias.
Quanto à OTA... parece-me que a sigla é apenas um diminutivo de OTÁrios Que Nós Somos, que vamos construir um mega-aeroporto precisamente na altura em que o tráfego aéreo está em crise, e em que projectos do mesmo tipo - como o de Zurique - começam a ser questionados.

Nos tempos que correm seria muito mais inteligente que o PM declarasse como prioridade o investimento em energias alternativas - seja a eólica, solar ou nuclear - de modo a diminuir a nossa dependência do Ouro Negro, a equilibrar a nossa balança comercial e, acima de tudo, a criar bases tecnológicas e de investigação numa área que vai ser fulcral durante os próximos 50 anitos.

Como sempre, vamos comprar mais uns elefantes brancos, só porque são grandes e dão nas vistas.

No comments: