Cavaco Silva anunciou hoje, formalmente, a sua candidatura a Belém. Informalmente, já o tinha feito há cinco ou seis anos durante o consulado de Guterres, com a famosa frase do "monstro". Não foi, portanto, uma surpresa. É, apesar de tudo, uma boa notícia para quem acha que o país ainda terá uma putativa salvação.
Confesso que nunca fui um cavaquista. À excepção da sua primeira eleição, onde obteve a primeira maioria absoluta, nunca mais votei no homem... embirrava com o estilo, com a forma crispada de falar, com a baba ao canto da boca em plena RTP, com os tiques de autoritarismo.
Hoje, mais velho e (espero) mais sensato, e olhando em retrospectiva, percebo que foi o melhor PM que Portugal teve desde o Marquês de Pombal. Durante os seus 12 anos de Governo Portugal cresceu como nunca, desenvolvendo-se quase ao ponto de se tornar um país europeu. Apesar dos muitos erros feitos - privilegiar a construção de infraestruturas em detrimento da educação e formação, por exemplo - é inegável que o homem fez o país crescer como nunca. Talvez por isso acho importante ir votar no senhor de novo (eu que nunca voto em presidenciais), para ver se há alguém, unzinho que seja, sério no Poder.
1 comment:
É suprior a mim, não consigo, não quero votar nele. Acredito, quero acreditar, preciso acreditar que tem que haver mais gente séria para poder ser PR. Mas percebo perfeitamente o teu raciocínio. Abraço.
Post a Comment