December 21, 2005

mais debates

Confesso que não vi o debate Cavaco/Soares na íntegra. Não tenho pachorra. Desagrada-me ouvir Soares apenas a criticar, a dizer mal, a tentar denegrir o adversário sem fazer aquilo que devia fazer: falar sobre o seu projecto, as suas ideias, como vê Portugal agora e daqui a cinco anos e como pode contribuir para essa evolução. Dizer mal só por si é fácil: basta ter um computador, um blog e dois dedos para teclar (como eu). Um candidato à presidência necessita de algo mais.

Cavaco não tem carisma, é um facto. É de todo inapresentável em qualquer meio de comunicação, seja pela aparência seja pelo tom de voz. É fácil embirrar com o personagem. Mas é o único, até agora, que afirmou o que deve um presidente fazer e como o pode fazer. De forma inábel, é certo, porque o homem é tudo menos um comunicador mas, pelo menos, o seu discurso desarticulado e atrapalhado tem conteúdo.

Não admira que uma "sondagem à boca das urnas" (ou à boca do debate) desse um empate técnico sobre quem venceu o debate: Soares 25%; Cavaco 23%; Não Viu o Debate 51%. Um debate é uma discussão de ideias, de projectos, e até agora temos tido um candidato a apresentar ideias - boas ou más, exequíveis ou não, não interessa - e os restantes quatro a dizer porque é que o primeiro é mau. Não chega.

No comments: