April 07, 2006

download in progress...


Esteve em Portugal um senhor de nome John Kennedy (sem F) que, em conjunto com as associações discográficas cá do burgo e com a Autoridade, declarou que se iriam iniciar processos criminais contra o download ilegal de musiquitas na web, à imagem do que fazem os Estados Unidos e outros países (quase) tão desenvolvidos como estes. Tendo em conta a celeridade da Justiça do país, dá gozo ouvir estas coisas.
Depois de muito sururu lá se percebeu que se vai processar quem faz upload, e não quem faz download. Como a Procura é que regula a Oferta, não me parece um meio lá muito eficaz de regular a coisa, mas quem sou eu...

Tendo em conta que não sou uploader mas apenas downloader (porque sou de boas famílias), estou-me perfeitamente obrando para o senhor K. e para a Autoridade.
Eu gosto de fazer download das músicas de que nunca compraria o CD: da Ágata para irritar o pessoal na agência; dos Godsmack porque a Segunda-feira de manhã é terrível de suportar; da Marisa para ver se vale a pena gastar dinheiro no CD; dos Madness porque gosto de sorrir, etc.
Por outro lado, gosto de comprar CD's daquela música que realmente aprecio, sejam os Depeche Mode, Beethoven, John Coltrane, o Trio Odemira ou o raio que o parta. Não sei se serei um consumidor atípico, que compra quando pode ter de borla, mas se as editoras querem vender discos, basta-lhes cortarem nas margens astronómicas que têm, acrescentar mais-valia ao CD que vendem - nem que seja um poster da Ágata em trajes menores em cada CD - e fazer as acções de marketing do costume. E não nos chateiem com a "Ótoridade".

1 comment:

S. said...

Eu quero é mais concertos! Quero ver se essa gente merece o tusto que pede pelos CD's. E prometo aos senhores da "Ótoridade" que só gravo 10 minutos com o telemóvel (durante aquela parte em que dantes se usava o isqueiro).