June 01, 2006

a copa


Portugal não vai ganhar o Mundial. Não é preciso ser o Prof. Karamba para chegar a esta brilhante conclusão: há equipas melhores, melhor organizadas, com melhores jogadores, e há o Brasil.

Se a minha previsão se confirmar o que vai acontecer aos portugueses a partir do fim do Mundial? Agora estão eufóricos, esperançosos, acreditando piamente que no minuto final do último jogo vão ser reconhecidos pelo mundo inteiro como um grande povo, capaz de grandes glórias e de grandes feitos. Quando isso não se concretizar vão voltar à sua mansa depressão diária e ao costumeiro pessimismo.

Continuando no meu papel nostradâmico, prevejo que a Alemanha não vai ganhar o Mundial. Os alemães sabem que têm uma boa selecção, que já ganharam por divesas vezes e que desta "pode ser que...". Mas no dia seguinte à Final vão voltar à sua vidinha, de BMW ou de Volkswagen, alegres por saberem que são "donos" da terceira maior economia mundial, que o DeutscheBank é "seu", que a Mercedes continuará a ser a marca de automóveis padrão, etc. Têm orgulho nisso e sabem o que fazer para continuarem a ter o nível de vida que têm: não serem displicentes, trabalhar o mais e o melhor possível, exigirem aos seus governos (nacional e federal) que, por muito corruptos que sejam, encontrem soluções para que o país ande para a frente e se desenvolva.

Nós, tugas de alma e coração, não queremos fazer absolutamente nada para mudar a nossa sorte. Preferimos apostar em pequenos momentos efémeros - seja o Mundial, o Europeu ou a "bandeira mais bonita do terceiro mundo" - para elevar o nosso ego, o que não dá trabalho nenhum, em vez de assumirmos que somos ineficazes, preguiçosos, ineficientes, desorganizados, aldrabões e ignorantes. Profissionalmente e politicamente.

Se mudarmos de atitude talvez a "febre do futebol" abrande.

1 comment:

FFreitas said...

Apenas posso dizer: Concordo!