August 17, 2006

chove


O termo silly season vai ter de ser rapidamente actualizado para algo um pouco mais forte. A grande notícia ontem e hoje é que... chove. E chovendo, os portugueses não podem ir para a praia.

Coitadinhos.

Como os incêndios (graças à chuva) estão a esmorecer, como o conflito no Líbano se está a banalizar e como os Estados Unidos não declararam guerra a ninguém nas últimas 48 horas, os media nacionais estão desesperados à procura de uma "cacha". Como não há mais nada de extraordinário - ou de óbvio e fácil de reportar - fala-se do tempo. Tal como quando duas pessoas dizem "que lindo dia, não acha?" quando não têm nada de interessante para dizer, os media também fazem conversa de circunstância com o mesmo tema.

Se houvesse pelo menos meia-dúzia de repórteres dignos desse nome na informação nacional talvez fosse interessante debruçarem-se, agora que estamos em período de acalmia, sobre as verdadeiras causas dos incêndios neste país, dos interesses que servem e porque razão é que as áreas ardidas não são coincidentes de ano para ano, por exemplo.

Se os profissionais da informação fossem verdadeiramente profissionais talvez pudessem brindar-nos com peças que expliquem as verdadeiras causas do conflito israelo-árabe, quem o alimenta e tem interesse na sua eternização.

Se... mas não. Chove.

No comments: