Hoje fui ao Porto. Era para ir de Alfa: comprei ontem os bilhetitos online, levantei-me às 6:45, saí de casa às 7:45 prontinho para apanhar o quimbóio das 9:55 apontado a Campanhã. Cheguei à portagem de Carcavelos, assentei arraiais e, por muitos caminhos e atalhos que tentasse, só cheguei a Sta. Apolónia a tempo de ver o traseiro do comboio a bambolear-se gare afora. Dirigi-me à bilheteira para ver se era possível trocar os bilhetes para o Alfa seguinte mas "Não, desculpe, mas bilhetes comprados online não se trocam". Como eram dois deitei 72,00€ à linha. E a CP perdeu um cliente definitivamente.
Assim, peguei na minha parceira de viagem, enfiámo-nos no chaveco e eles aí vão de abalada. Duas horas e meia depois - por causa de um zigue em vez de um zague - entrei Ponte do Freixo adentro para ver um monumento ao mau-gosto e estupidez nacional: o Estádio do Dragão, tão estupidamente grande e feio como a Luz ou Alvalade. Mais ou menos: poucas coisas são tão feias como o Estádio de Alvalade com o seu ar de WC pós-moderno.
Por outro lado, depois de meia-dúzia de voltas orientadas pela minha parceira tripeirinha de gema (excelente cicerone se não fosse o facto de dizer "Esquerda!" quando é para ir para a direita e vice-versa), dei de caras na Boavista com um dos mais bonitos e surpreendentes edifícios que já vi nos últimos tempos: a Casa da Música. Parabéns ao autarca que arriscou e aprovou um edifício com aquelas características em pleno centro portuense.
Entretanto houve uma reunião e uma viagem de volta que me deixou os rins em papa, mas o ponto alto de todo o dia foi ver, a partir dos Carvalhos, a cara da dita parceira a rasgar-se num sorriso quase impossível e ouvir o sotaque a adensar-se a cada 25 metros.
Baleu.
1 comment:
Oh João, aquilo que tu viste quando passámos ao pé do Estadio do Dragão não era o Estádio do Dragão!! Tinhas os óculos mal postos e confundiste-te todo. Aquilo era camião TIR com um contentor ao lombo, que tu insististe em ultrapassar pela direita!!!
Para a próxima, levo-te a ver o Templo do Dragão por dentro, com direito a camisolinha e cachecol e tudo, bale?
Post a Comment