September 28, 2007
Não sou grande admirador de Santana Lopes, principalmente depois de tudo aquilo que se passou durante o seu governo. É mesmo um daqueles personagens que me causam mais borbulhas e outros eczemas - eu sabia que um dia ia escrever "eczema" aqui.
Por outro lado, sou um espectador habitual da SIC Notícias: quer dos telejornais, quer dos variados programas de informação nacionais e estrangeiros que por lá passam.
Infelizmente, desta vez estou completamente de acordo com Santana. Interromper uma entrevista sobre o actual estado do PSD (quer queiramos quer não, é um assunto importante para o país) para ver a chegada de Mourinho à Portela revela, no mínimo, falta de educação. Revela também uma falta de senso editorial do outro planeta, falta de senso essa que se está a tornar cada vez mais frequente.
Cada vez é mais recorrente termos telejornais a abrir com "não-notícias", como são o caso de pugilato do treinador da selecção, o despedimente de Mourinho ou o não-ata-nem-desata de Maddie, em detrimento de notícias reais, normalmente relegadas para segundo ou terceiro plano. Eu sei que por questões de share de audiência, de venda de espaço publicitário e por outras questões, tem que se dar ao público o que ele quer. Mas. E é um grande Mas. Os serviços noticiosos têm algumas responsabilidades também, para lá do factor lucro: uma delas é informar. S não o fizerem como deve ser não servem para nada e acabam por desaparecer.
Isto para não falar daqueles costumes sociais em extinção: a boa educação e o respeito.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment