October 27, 2004

europeus de gema

Pelos vistos, todos os portugueses são europeus de gema. Ou, melhor dizendo, os europeus são portugueses de gema. Ou, melhor (pior) ainda, os políticos deles são como os nossos.

Houve um pobre candidato a comissário europeu, da equipa do nosso ex-primeiro, que caiu na asneira de responder honestamente a uma pergunta da seguinte forma: "I may think that homosexuality is a sin, and this has no effect on politics, unless I say that homosexuality is a crime". Não sei qual foi a pergunta feita ao senhor Rocco Buttiglione. Também não interessa muito. Mesmo que fosse "o que acha da pesca do bacalhau na noruega", a resposta era válida. Aquilo que o senhor diz é, pura e simplesmente, que o que ele pensa sobre um tema, de uma forma pessoal, não influencia as suas acções políticas. E, claro, foi punido pelos ilumminati europeus por dizer o que pensa.

A única razão que justifica a punição - a recusa em aceitar Buttiglione para a comissão - é a de não ser politicamente correcta. Tal como cá no burgo, não interessam pessoas com convicções e, principalmente, que as afirmem abertamente.

Quanto a mim, a homossexualidade não é um pecado. Nem o assalto à mão armada. Nem o José Castellllo Branco. Porque para mim nada é pecado: sou ateu - ferrenho, como os benfiquistas. Mas tenho de saber respeitar a opinião pessoal do tal Rocco Buttiglione porque, numa sociedade como a nossa, sou moralmente obrigado a respeitar as opiniões pessoais de cada um, por muito opostas às minhas que sejam. Aquilo que espero em contrapartida é que o amigo Rocco não se deixe influenciar pelas suas convicções morais no momento em que toma decisões políticas. Tal como todos os católicos, islâmicos e budistas esperam que um qualquer comissário não se lembre de ilegalizar os locais de culto só porque é ateu.

Os deputados europeus deram um triste exemplo à população europeia em geral: se não és do nosso clube, não podes brincar connosco. Vai ter piada se a Turquia se juntar ao clube dos 25 (ou 28 ou seja lá o que for - a europa já parece um autocarro de dois andares londrino: entrem todos que há sempre lugar para mais um). Se uma religião traz estes pequenos percalços, então quando houver outra metida ao barulho vai ser um ai-jesus... ou ai-maomé.

É melhor não considerarem a adesão da Índia, porque só demónios são mais de trezentos...

No comments: