October 07, 2004

imprensa livre

A propósito do "caso Marcelo", convém dizer o seguinte: quem acredita numa imprensa verdadeiramente livre, também acredita no Capuchinho Vermelho.

Todos os media são permanentemente alvo de pressões, quer externas como internas. Todos os governos, seja o nosso seja o de Sua Majestade Britânica, tentam pressionar e influenciar os media. Todos os grandes empresários tentam fazê-lo. Todos os partidos políticos, também.
A partir do momento em que os media são detidos por grandes grupos de comunicação, passam a estar sujeitos a pressões internas. As necessidades destes grupos em "favores" governamentais são enormes, para ganharem projectos na área de informação e noutras, fazendo pressão sobre as direcções editoriais para não maçarem quem manda.

Depois de nos apercebermos disto, para quê surpreendermo-nos com o "caso Marcelo"? O professor é incómodo, o Governo é composto em grande por aquilo que se vê, a Media Capital está metida em inúmeros negócios com empresas controladas pelo estado... a única coisa que me surpreende é o homem ter podido falar livremente durante tanto tempo.

É pena, no entanto. Apesar de não estar muitas vezes de acordo com o Professor Martelo, a sua voz crítica era muito útil. Como todas as vozes críticas e simultaneamente sensatas.

No comments: