October 04, 2004

Res Publica


crown
Originally uploaded by joaoserpa.



Faz amanhã anos, a República. Há 94 anos, mais precisamente, que Portugal é uma república - há quem diga que o é das bananas, mas isso não vem agora ao caso. Está consagrado na Constituição (não a parte das bananas). Não foi propriamente uma escolha popular, mas é o que temos.

De certo modo, faz-me uma certa confusão porque é que vivemos num sistema que não escolhemos, que nos foi imposto por meia-dúzia de iluminados. Pior ainda, faz-me confusão porque não nos é dada a oportunidade de ter uma palavra acerca disso; agora que se defende o referendo por tudo e por nada, do aborto aos preços da lixívia, porque não referendar o sistema que nos representa?

Não é que eu seja monárquico. Não sou. Basta ouvir falar o pretendente ao trono para qualquer monárquico ferrenho aderir à Carbonária e abater a tiro qualquer coisa que tenha o prefixo "Dom" agarrado. Mas porque não saber qual a opinião das pessoas (se é que a têm)? De vez em quando surgem (outros) iluminados a gritar "Real, Real, por el-Rei de Portugal" sempre que nasce mais um infante (mais ou menos 14 desde que o homem se casou)... quantos serão estes iluminados? 5% 10%? 80%?

O que eu pretendo dizer, desta forma desconexa, é que os habitantes deste país têm o péssimo hábito de se deixarem guiar por meia dúzia de iluminárias - que por vezes parecem mais alimárias - sem os obrigarmos a ouvir a nossa humilde opinião. Não interessa se é o regime, se é o aborto ou o tratado de Maast... Mass... Maax... Schengen. Se estamos (e dizem-nos que sim) em democracia, quando é que esta se torna verdadeiramente participativa?

No comments: