March 23, 2005

festa

Começaram a ser postos à venda os bilhetes para a Festa da Música, no CCB. Espero chegar a tempo.

A Festa da Música é, quanto a mim, das melhores ideias que surgiu desde que alguém se lembrou de pré-fatiar o pão. Boa música executada por bons intérpretes servida a preços acessíveis a qualquer aspirante a melómano, num ambiente descontraído. Exactamente o oposto da prática normal cá do burgo, onde normalmente a música erudita é apresentada como se fosse algo sacrossanto, onde é obrigatório pagar o equivalente à dívida externa do Burundi para se poder assistir, e apenas se se for parecido com um pavão (traje feminino) ou com um pinguim (traje masculino).

Para a música dita erudita ter por audiência pessoas normais são necessárias ocasiões como esta, que retirem o rótulo de "chato" às obras e as apresentem apenas por aquilo que são: boa música. Aqui e na China.
Sinceramente, nunca percebi porque chamam a este tipo de música música erudita. É o mesmo que dizer que só um intelectual licenciado em Filosofia é que consegue disfrutá-la completamente, o que é um disparate completo. É música, só. Boa música, composta por artistas que, pela sua qualidade, sobreviveram ao teste do tempo. Houve muitos dos seus contemporâneos que não sobreviveram. E qualquer pessoa que goste de música pela música a pode (e deve) apreciar.

Este ano a Festa é dedicada a um dos maiores compositores de sempre: Beethoven. Vão ser interpretadas, entre muitas obras, a 6ª Sinfonia, a 8ª, a terceira-que-era-para-ser-dedicada-ao-Napoleão-mas-afinal-o-gajo-era-um-anormal e a monumental 9ª.
Vale a pena ir e ouvir.

No comments: