May 23, 2005

silly season

Enquanto que para os media (não consigo escrever mídia) a abertura oficial da silly season só começa lá para Julho, para o português médio começou hoje: o Campeonato Nacional acabou ontem, o Benfica é campeão e este ano não há Campeonato da Europa, Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos; logo, não há absolutamente mais nada de interesse no país até começar o novo Campeonato.
O défice, os sobreiros, as autárquicas ou o referendo europeu podem ser importantes mas não interessam.

Não interessam porque, ao contrário do futebol, ninguém percebe nada do que se trata ou do que se fala. Enquanto todos conseguem discutir o 4-4-2 do Mourinho, a lesão do Mantorras ou a corrupção na arbitragem, porque são entendidos na matéria, ninguém percebe nem tenta perceber o problema do tráfico de influências dos políticos ou a crónica penúria do Estado.

No dia em que os jornais e as televisões decidirem discutir os problemas do país em linguagem desportiva, passamos a ter a população politicamente mais informada da Europa. Nessa altura todos passaremos a políticos de bancada, dando palpites sobre a táctica europeísta da nação, sobre o melhor avançado para o Concelho de Mértola, sobre as melhores aquisições para enfrentar a equipa da Saúde ou da Educação, ou quais os orgãos a criar para controlar os políticos "para acabarem com a pouca vergonha dos offsides dos sobreiros".

É só uma questão de linguagem.

No comments: