November 01, 2006

histerical wars

Fui ao Museu da Electricidade ver a exposição de parafernália do Star Wars. Podia dar a desculpa de que tenho dois filhos que são fanáticos dos personagens, das histórias e dos filmes mas, se quiser ser honesto, tenho de admitir que também gosto destas coisas.
Foi engraçado ver na fila de 30 metros para a bilheteira pais quarentões e filhos pré-adolescentes igulamente histéricos com a antecipação, a comentar o que se podia descortinar de cá de fora, a qualidade das t-shirts em venda e as fotos dos cartazes.

Chegados lá dentro, museu a abarrotar de uma cambada de selvagens que se acotovelava para ver a maquete do planeta A ou o fato do Jedi B, sem a menor consideração pelos restantes visitantes ou sequer o menor cuidado com as várias crianças espremidas ali no meio. O visitante tuga divide-se, pelos vistos, em duas categorias: o snob das Janelas Verdes que olha de forma sobranceira para os outros sem reparar na exposição propriamente dita, ou o alarve supracitado, que grita pela Maria sempre que vê alguma coisa que o excita... normalmente o extintor de serviço.

Mas má mesmo é a exposição. Não as peças, que são um espanto principalmente para quem é apreciador de cinema e pode ver como é "enganado" através de miniaturas e maquetes fantásticas, com uma execução de um rigor quase fanático. Agora a exposição das peças, ou disposição se preferirem, é do Além: uma iluminação tão má que mal permite ver as peças; ilustrações e storyboards de produção expostos à altura do joelho - que normalmente vê mal - obrigando os visitantes a apreciar os ditos de cócoras ou de joelhos (o que pode ser bastante traumático, graças ao gene de canalizador que muitos têm, expondo o rêgo para todos verem); tendo em conta o local turtuoso de exposição, entre turbinas, tubagens e o diabo, a indicação de trajecto era tão má que foi normal ver a multidão parar e olhar em todas as direcções à procura de um guarda, uma tabuleta ou um acto divino.

De resto, vale a pena.

1 comment:

Lacey said...

Thannk you for sharing this