May 24, 2007

deserto de ideias


Ontem, refastelado no sofá a olhar para o quadradinho da TV e a ouvir os inanes dislates do nosso pseudo-jornalismo, compreendi repentinamente porque é que o rali Paris-Dakar passou a Lisboa-Dakar: porque o Sahara começa imediatamente além-Tejo!… pelo menos segundo o nosso Governo.

Segundo Mário Lino, será necessário redesenhar Atlas e Compêndios de Geografia. Será preciso rever tratados internacionais e acordos fronteiriços. Será, ainda, necessário explicar devagarinho e com desenhos a todos os bejenses, setubalenses, eborenses e algarvios que nasceram no meio do deserto e que não são portugueses mas sim tuaregues, sem direito a automóvel mas com direito a camelo e cinco mulheres. Também teremos de rever a História de Portugal, retirando a D. João I a glória da conquista do Norte de África e dá-la a D. Afonso Henriques e a Geraldo, o sem-pavor.

Ou então, para facilitar a coisa, deixamos estar tudo como está e pura e simplesmente mandamos o dito ministro dar uma volta ao deserto... político.

No comments: