March 01, 2010

portuguez



Hoje lia um artigo no Expresso Online - de futebol ainda por cima - e deparei-me com uma pequena caixa editorial, avisando os leitores que o dito site passa a utilizar o português definido pelo novo Acordo Ortográfico.
A única palavra que vi alterada foi "receção". O engraçado é que a caixa era entitulada "Nota da Direcção". Com dois C. Todos. Que eu saiba, tanto o P como C em ambas as palavras são mudos: ninguém diz recePção nem direCção, mas no entanto não é seguido o critério da grafia seguir a fonética nestes casos.

Aquilo que me parece é que não há critério.

Se não se quiser ser politicamente correcto, pode-se afirmar que os brasileiros não sabem escrever português. E em muitos casos também não o sabem falar. Eu como nem sequer percebo esse conceito bizarro, digo-o. E lá porque eles não o sabem fazer, nós temos de deixar de escrever correctamente?

Estou mesmo a ver que vou ter de voltar a explicar aos meus filhos que não se lê recessão, mas sim recéssão, e que dantes se escrevia de uma maneira lógica mas agora houve uns senhores (ignorantes) que decidiram que a língua pode ser abastardada por decreto.

3 comments:

márcio said...

Sou brasileiro e também acho essa reforma uma merda. Acredito que não seja uma questão de escrever errado ou certo, mas por vivermos em realidades diferentes a língua se configura diferentemente . o que acho absurdo é querer suprimir as peculiaridades, como se alguém se iludisse que o portugues que se fala no brasil e o de portugal fossem a mesma coisa. Ah, e em recepção aqui no brasil o p não é mudo

Joao Serpa said...

Apesar do tom usado, não tenho o menor sentimento de que "o meu português é melhor que o teu". Creio é que as línguas evoluem naturalmente conforme as realidades sociais em que estão inseridas; por isso o inglês dos Estados Unidos é diferente do de Inglaterra ou da Austrália, ou o português de Lisboa é diferente daquele usado no Rio ou em Maputo.

Guilherme said...

Os brasileiros não sabem falar português? Será por isso que não se exibem filmes portugueses por aqui sem legendas?