December 12, 2006

ainda o peru

Ainda voltando à questão da Turquia... lateralmente.

Aquilo que me irrita nas reticências postas à entrada da Turquia na União - pelo menos aquelas que nunca são referidas - é pura e simplesmente eu não conseguir imaginar a Europa como um espaço geográfico povoado por pessoas brancas, cristãs, altas, loiras e assim sucessivamente. Só me agrada a Europa multicultural, multicolorida, enriquecida pela mistura e pelas diversas experiências de diversos povos. De algum modo agrada-me a tradição mediterrânica da Europa, de Portugal aos Balcãs, onde árabes, latinos,iberos, eslavos, turcomanos, germanos e outros animais de estimação se misturaram e aprenderam a viver em conjunto - mais ou menos. Agradam-me as misturas que se geraram com os impérios coloniais, permitindo uma coabitação cada vez melhor - ou cada vez menos má - entre pessoas de várias raças, credos e culturas.

Não me agrada a tradição germânica - germânico no sentido de Norte da Europa, da Escandinávia a parte de França - de exclusão e de purismo idiota.
A Europa daria um exemplo enorme ao integrar com normalidade a Turquia, demonstrando que aceita todas as culturas, raças e religiões desde que os valores comuns sejam respeitados: liberdade, democracia e todos esses chavões.

No comments: