December 12, 2006

Peru


Mais uma vez a Europa deu com os pés à Turquia. Desta vez a propósito do acesso ao aeroporto de Chipre. Ou coisa do género: os pormenores não interessam, porque o que começa a dar a ideia é que o problema não são os direitos humanos, a disputa pela ilhota de Chipre ou se o banho turco é demasiado quente, mas sim porque a adesão fará 70 milhões de muçulmanos entrar para o Clube dos Amigos Disney.

Um Clube muito exclusivo reservado, ao que parece, a países cristãos. Não interessa se católicos, ortodoxos ou protestantes; o que interessa é serem cristãos.
Um Clube, também, onde o equilíbrio de forças entre os grandes está muito bem de saúde e que ficaria totalmente desequilibrado com a entrada dos tais s-e-t-e-n-t-a milhões de turcos de bigode.
Um Clube que não se importa de expandir as suas fronteiras até onde estas forem pacíficas ou muito pouco problemáticas, o que deixaria de ser verdade com a entrada da Turquia, que traz consigo o problema curdo, por assim dizer para dentro da sala de fumo do Clube.

Sei pouco sobre a Turquia. Sei que tem um sistema policial violento, sei que viola alguns Direitos Humanos, sei que tem problemas a Sul com os curdos e sei que ainda tem bastantes desigualdades sociais - que provocam bastante emigração o que chateia de morte os alemães.
Também sei que é uma democracia, que é uma sociedade laica e que mudou muito nos últimos 30 anos.
Se quiser fazer comparações parvas, posso dizer que o nosso maior aliado padece dos dois primeiros problemas, que o nosso mais antigo aliado tem o mesmo terceiro problema mas a Oeste e que nós próprios temos o mesmo quarto problema só que chateamos os franceses.
Também poderia dizer que alguns dos últimos ou dos próximos aderentes ao Clube padecem de todas estas maleitas.

Parece-me tudo isto um bocado de hipocrisia no sentido original do termo - em grego, por ironia.

No comments: