January 18, 2006

a idade da razao

Apesar de ter tentado não comentar demasiado esta campanha eleitoral, houve um pormenor que me desagradou ao longo de toda ela: a utilização da idade de Mário Soares como factor inibidor da sua candidatura.
Mário Soares tem, segundo creio, 81 anos. Oitenta e um. E ?! Apesar de não gostar do personagem, de nunca ter votado nele e de discordar da maior parte das suas ideias, sempre que o oiço falar encontro mais clareza e corência no seu discurso do que na maior parte dos disparates ditos pelos políticos de quarenta ou cinquenta. Quem dera ao António José Seguro ter, aos trinta e tal, a mesma inteligência e capacidade para articular um discurso coerente como Soares ao fim de oito décadas de vida.

A sociedade ocidental tem, desde os anos 50, um horror à "obscenidade" da velhice. Os velhos só têm lugar em lares, asilos e no Natal dos Hospitais. Toda a sua experiência acumulada, toda a sabedoria adquirida ao longo dos anos é vista como obsoleta, inútil e indesejada. Este é um dado sociológico que explica o Botox, o silicone e a Lili Caneças. Mas usar a idade como factor redutor em política é de todo em todo ridículo. Uma das grandes vantagens de Soares, e em certa medida de Alegre, nesta eleição é precisamente a sua idade e experiência, e tudo aquilo que poderia advir disso, como serem factores de equilíbrio por já não terem nada a provar, por terem ideias bem cimentadas e estáveis - não "indo em modas" como se costuma dizer -, por, pela experiência que têm, poder avaliar os problemas de um modo mais ponderado.

Podem-se usar todos os argumentos que se quiser para não votar em Soares - como eu uso - mas a idade não é um argumento que deva ser utilizado nesta eleição.

1 comment:

Ricardo said...

Viva João,

É a hipocrisia latente neste país em que chamam de humilhante alguém arriscar mesmo com 81 anos. São os mesmos que ficam siderados quando o Governo diz que é um escãndalo deixar de trabalhar aos 50 anos e não aceitam que quem tem mais idade não queira ficar a ganhar pó.

Como muito bem sublinhaste há razões para gostar mais ou menos de determinado candidato mas utilizar a idade como um dos factores é surrealista. Até porque Soares parece o mais jovem de todos...

Abraço,